segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prefeitura de Passos realiza Conferência Municipal de Saúde

Será realizada na próxima quinta-feira (15), das 7h30 às 16h30, no Crasem (Centro Recreativo dos Servidores Públicos Municipais), a VI Conferência Municipal de Saúde do Município de Passos. O evento, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de formular uma política de saúde para o município a partir de seis eixos estratégicos. A conferência é aberta ao público, que poderá contribuir com propostas e discussões, e terá as presenças do prefeito Ataíde Vilela, do secretário municipal de Saúde, Lauro Eduardo de Oliveira, e da superintendente regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves.

            As propostas aprovadas pelos participantes da conferência farão parte de um relatório para subsidiar o plano plurianual (PPA) de saúde e deverá ser apresentado na Conferência Estadual de Saúde, que ainda não tem data marcada pelo Estado. As discussões terão como base os eixos estratégicos definidos pelo Ministério da Saúde e também as propostas levantadas nas pré-conferências realizadas no mês passado em 12 unidades de saúde da cidade.
            O tema deste ano é “Controle Social e Saúde: construindo uma rede solidária e participativa”, que terá como fundamento os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), que tratam da participação da comunidade na gestão pública da saúde. “Pretendemos conduzir o evento com ênfase nas discussões que favoreçam a organização do serviço municipal de saúde, a partir da interlocução entre controle social e a rede municipal de saúde”, informa a Secretaria de Saúde de Passos.
            Os participantes da conferência serão divididos em seis grupos de discussão, cada um com um eixo a ser trabalhado: Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Regulação em Saúde, Urgência e Emergência e Saúde Mental. Na sequência, serão debatidas e votadas as propostas das pré-conferências. Depois haverá a plenária final com votação de todas as contribuições e a leitura do relatório.
            O evento começa às 7h30, com o credenciamento dos participantes. Em seguida, será composta a mesa diretora dos trabalhos, tendo como integrantes o prefeito Ataíde Vilela, o secretário Lauro Eduardo de Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinês de Barros, e a superintendente regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves.
            Kátia Gonçalves, às 9h40, e Lauro de Oliveira, 10h30, irão ministrar as palestras da conferência. A superintendente irá falar sobre o tema deste ano: “Controle Social e Saúde: construindo uma rede solidária e participativa”, enquanto o secretário faz uma abordagem sobre a “Rede Municipal de Saúde: desafios e possibilidades”.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário