quinta-feira, 1 de março de 2012

Saiba como economizar combustível


O constante aumento do preço dos combustíveis no país exige que os motoristas busquem cada vez mais alternativas para economizar. Para ajudar o consumidor a reduzir os gastos com álcool, gasolina ou diesel, o AreaH consultou o preparador de motores para competições e mecânico Victor Silvério, e o engenheiro e gerente de tecnologia da Rede de postos da Petrobras Distribuidora Antônio Alexandre Ferreira Correia que alertam sobre alguns cuidados simples, mas que produzem um bom resultado final para o orçamento. Anote as dicas; seu bolso irá agradecer.


Reduza o peso

Teoricamente, todo e qualquer peso transportado no veículo vai trazer um aumento no consumo. Por este motivo, é recomendado que só se leve o necessário. Evite guardar no porta-malas objetos que deveriam estar em um armário do escritório ou em casa. Estudos apontam que cada 50 quilos representa um aumento de 1% no consumo.

Atenção ao alinhamento

Não deixe o carro com a direção desalinhada. Isso aumenta a resistência ao deslizamento do veículo fazendo com que o mesmo necessite de mais energia para se locomover, e consequentemente eleva o consumo.

Calibre os pneus

Mantenha sempre os pneus calibrados. Pneu vazio oferece mais resistência no atrito com o asfalto. Os novos pneus ecológicos, chamados de ‘pneus verdes’, ajudam na locomoção do carro e geram economia de até 10%.
Troca de marchas

Não é recomendado ‘esticar’ as marchas porque isso fará com que o motor trabalhe em rotações mais elevadas, o que também aumenta o consumo do automóvel. Atualmente. o manual do proprietário traz o RPM (rotações por minuto) correto para efetuar as mudanças.

Aerodinâmica

Tenha em mente que a aerodinâmica do carro é sempre calculada com as janelas fechadas. Ou seja, para o carro ‘cortar o vento’ com mais facilidade é importante que esteja com os vidros fechados. Caso contrário, o vento que entra no carro acaba retido na parte traseira, aumentando assim seu arrasto aerodinâmico. Estamos falando de até 10% de economia com o veículo acima de 80 Km/h com os vidros devidamente fechados.

Aquecimento do veículo

Nunca espere o carro esquentar com ele parado. Essa medida era necessária para os veículos que utilizavam carburador. Desde o fim da década de 1990, todo carro é vendido com injeção eletrônica, que regula a aceleração e evita que ele morra, mesmo quando frio e movido a etanol. De toda forma, com o motor frio, evite passar das quatro mil rotações por minuto; além do consumo ser maior em ciclo frio, podem ocorrer avarias aos componentes do motor.

Mantenha a calma

Quando pegar a estrada, acelere o suficiente para dar o deslocamento necessário ao carro. Na estrada, metade da força que o motor produz é apenas para superar o atrito do carro com o vento. Uma retomada brusca de velocidade dos 90 Km/h até 120 Km/h pode gerar um aumento de até 30% no consumo do veículo.

Abasteça no lugar correto

Faça os cálculos antes de sair de casa à procura do posto mais barato. Caso o posto seja muito longe ou não esteja no seu caminho, o ‘lucro’ pode ser consumido no trajeto. Analise se não compensa pagar R$ 0,10 há mais por litro e rodar menos.

Ar condicionado

O ar condicionado muitas vezes parece ser a melhor solução para países tropicais como o Brasil. Porém, se estiver em tempos de economia, use apenas o ventilador do carro. Ao pressionar o botão do ar condicionado, poderá aumentar em até 20% o seu consumo. Isso acontece porque o ar utiliza a força do motor para funcionar. Note que o carro parece ‘perder força’ com o ar ligado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog