sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Samu passará a ser regional em Minas Gerais


A implantação da Rede de Urgência e Emergência Macro Centro, que cria o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Macrorregional em Minas para dar assistência a 6,3 milhões de pessoas em 103 municípios a partir de 2014, deve agilizar o atendimento e desafogar a demanda em Belo Horizonte. As decisões foram acertadas ontem em reunião do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o prefeito da capital, Marcio Lacerda, e representantes do governo federal.


“Até há pouco tempo, o Samu era um programa municipal. Com a implantação da rede, o Samu passará a atender todos os cidadãos”, disse o secretário, lembrando que o paciente será levado para o hospital mais adequado rapidamente.

A Rede Macro será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal Aliança, que vai organizar o atendimento de urgência e emergência dos 103 municípios. No início, o Samu Regional vai funcionar na Central de Belo Horizonte, até a conclusão das obras de uma sede no Bairro Gameleira, na Região Oeste da capital.

O secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, destacou que as experiências do Samu em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Mariana, Ouro Preto e Sete Lagoas vão orientar a expansão do trabalho em Minas. “Deixará de ser um serviço municipal para ser regional. Com isso, as pessoas serão atendidas por meio de novas bases, centrais mais potentes, com mais médicos reguladores”, disse Magalhães. Os hospitais participantes serão definidos de acordo com a classificação e função na rede, observando várias tipologias e níveis de atendimento prestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário