segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Deputados estaduais finalmente conseguem espaço na Cidade Administrativa


Os 77 deputados estaduais pediram, esperaram e, um ano e meio depois de a Cidade Administrativa entrar em funcionamento no Bairro Serra Verde, Região Norte de Belo Horizonte, conseguiram um lugar para despachar na nova sede do Executivo. O espaço parlamentar, no 11º andar do Edifício Gerais, vai ser inaugurado na terça-feira, em solenidade com o governador Antonio Anastasia (PSDB). Com a distância dos prédios das 22 secretarias de estado da Assembleia Legislativa, os parlamentares reclamavam a falta de uma estrutura para poder passar o dia resolvendo questões de representação. É que, diariamente, eles têm audiências com secretários para tratar de demandas de suas bases no interior do estado. Também faz parte da rotina acompanhar prefeitos ou vereadores de suas regiões, até para evitar que eles sejam cooptados pelos titulares das pastas, em sua maioria políticos que também dependem dessas lideranças para multiplicar os votos.

No espaço, os parlamentares terão 16 estações de trabalho, com uma recepção e uma antessala. Também à disposição, computadores, telefones, internet, xerox, impressoras e demais itens de escritório. “O estado não tem gasto nenhum com isso, a manutenção e o pessoal serão de responsabilidade do Legislativo. A estrutura é necessária porque a Cidade Administrativa é grande. Às vezes o deputado precisa passar o dia lá para rodar várias secretarias e, nesse tempo, precisa imprimir um e-mail ou tirar uma cópia. Não seria possível voltar ao seu gabinete para fazer isso”, justifica o subsecretário de Relações Institucionais, Leonardo Portela.

Os prefeitos já contam desde o início do mês com uma estrutura semelhante, no mesmo andar e prédio que assistirá os deputados. Com funcionários da Associação Mineira de Municípios (AMM), eles são atendidos por 12 estações de trabalho, duas recepções e duas antessalas. Segundo o subsecretário, os custos dos espaços são da AMM e da Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog