segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Deputados já articulam candidaturas a prefeito em Minas


A Corrida eleitoral já movimenta um quarto dos parlamentares estaduais e federais de Minas em busca da cadeira de prefeito ou de vice. Só em BH, sete são pré-candidatos

Se eleitores ainda consideram as disputas pelas prefeituras municipais no ano que vem uma realidade distante, entre deputados estaduais e federais as articulações são intensas. Às vésperas de se encerrar o prazo legal para as filiações, desfiliações e troca de domicílios eleitorais de candidatos – em 6 de outubro –, um quarto dos deputados estaduais e da bancada federal mineira é formado por potenciais nomes para concorrer em suas bases eleitorais. Além de Belo Horizonte – onde sete parlamentares se colocam como pré-candidatos ou como possíveis nomes para serem candidatos a vice –, Uberaba, Montes Claros, Uberlândia e Betim estão entre os polos que mobilizam maior número de deputados.

Em Belo Horizonte, até que se formalizem as negociações em torno da chapa majoritária, estão colocadas, no PMDB, as pré-candidaturas do deputado federal Leonardo Quintão e dos deputados estaduais Sávio Souza Cruz e Vanderlei Miranda. No PV, o deputado estadual Délio Malheiros anuncia a disposição de concorrer. “Se meu nome for aprovado na convenção, vou até o final”, afirma Malheiros, referindo-se ao fato de ter pretendido concorrer em 2008 e ter deixado de fazê-lo quando o PV decidiu integrar a coligação em apoio a Marcio Lacerda (PSB). “Agora é diferente. A orientação de termos candidatura própria é nacional”, diz o deputado, que é presidente municipal do PV.

Se no PSDB o deputado estadual João Leite está a postos até que se confirme a adesão da legenda à reeleição de Marcio Lacerda, no PT há três parlamentares que também são potenciais nomes de vice-candidatos para uma composição com Lacerda: o deputado estadual André Quintão e os deputados federais Miguel Corrêa Júnior e Reginaldo Lopes.

Disputa dura

Em Montes Claros, no Norte de Minas, onde a disputa é tradicionalmente acirrada entre os deputados com base na região, ela tenderá a se tornar mais dura no ano que vem. Além do deputado federal Jairo Ataíde (DEM) e dos deputados estaduais Arlen Santiago (PTB) e Gil Pereira (PP), que cogitam concorrer em oposição ao prefeito Tadeu Leite (PMDB), – este, secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas –, também o deputado estadual Paulo Guedes (PT) está na disputa.

Não menos intensa está a corrida pela Prefeitura Municipal de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Para a sucessão do prefeito Anderson Adauto (PMDB), são candidatos potenciais os deputados estaduais Adelmo Carneiro Leão (PT) e Antônio Lerin (PSB), além dos deputados federais Paulo Piau (PMDB) e Marcos Montes (DEM). Já em Uberlândia, na mesma região, o prefeito Odelmo Carneiro Leão (PP) tem como uma das alternativas para a sua sucessão o apoio ao deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que terá como adversários potenciais o deputado federal Gilmar Machado (PT) e a deputada estadual Liza Prado (PSB).

Na disputa para a Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em que Maria do Carmo Lara (PT) concorrerá à reeleição, são pré-candidatos o deputado federal Carlaile Pedrosa (PSDB), além dos deputados estaduais Ivair Nogueira (PMDB) e Pinduca (PP). Na vizinha Contagem, a prefeita Marília Campos (PT) apoia a candidatura do deputado estadual Durval Ângelo (PT) e tem tentado atrair o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB), também pré-candidato, para a chapa do colega petista.

Voto a voto

A tradicional dança de cadeiras entre deputados federais, estaduais e prefeitos também se evidencia na disputa em Pará de Minas. Ali, os adversários Antônio Júlio (PMDB) e Inácio Franco (PV), ambos deputados estaduais, poderão se enfrentar na disputa do ano que vem. Inácio foi eleito prefeito da cidade em 2006, mas, em 2008, elegeu-se deputado estadual. O seu então vice, Zezé Porfírio (PR), assumiu a prefeitura e, dois anos depois, foi reeleito. “Estou estudando a minha candidatura, mas não sei quem será o meu adversário”, afirma Antônio Júlio. Nas eleições proporcionais do ano passado, Antônio Júlio e Inácio Franco disputaram voto a voto a posição majoritária em Pará de Minas, com pequena vantagem para o primeiro.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, dois deputados estão na disputa: o estadual Bruno Siqueira (PMDB) e o federal Júlio Delgado (PMDB). O prefeito Custódio Mattos (PSDB) concorrerá à reeleição, também encontrando pela frente a mesma adversária de 2006, Margarida Salomão (PT). Será a primeira eleição, nos últimos trinta anos, sem a participação do ex-presidente da República, que faleceu este ano, Itamar Franco (PPS). “Nesse período, só Alberto Bejani foi eleito para prefeito em Juiz de Fora sem o apoio de Itamar”, avalia Bruno Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário