quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Exploração de diamantes na Serra da Canastra.




Tem muita gente de olhos abertos, no que pode acontecer no senado esta semana, Um acordo entre parlamentares e o governo federal prevê a redução do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, de 200 mil para 120,5 mil hectares. Nesse parque fica a nascente do Rio São Francisco. Da área excluída, 76,4 mil hectares serão transformados em Monumento Natural, onde a propriedade privada e atividade econômica são permitidas, desde que de baixo impacto e com plano de manejo, como produção de queijos e atividades agropastoris.

A principal novidade, porém, é a exclusão total de terras destinadas à mineração. Uma área pequena, de apenas 2.159 hectares, será destinada à pesquisa e à extração de diamantes. As duas partes, localizadas em pontos diferentes do atual parque e denominadas Canastra 1 e Canastra 8, podem colocar o Brasil entre os dez maiores produtores de diamantes do mundo.



A previsão é que a votação da MP ocorra ainda esta semana.




4 comentários:

  1. Bando de FDP gananciosos.Vão pegar o lugar mais bonito de MG no quesito "natureza" para destruir aos poucos.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK, esse anônimo aí deve ser um baita de um pobre invejoso, dos futuros milionarios donos dessa jazida, quem dera fosse eu

    ResponderExcluir
  3. Godoi,
    vc esta de parabéns pelo seu Blog, sempre dando notícias de primeira mão.

    Moradora do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Será que os diamantes são mais importantes do que a preservação de nossos recursos ambientais? A água que nasce ali chega até o nordeste seco e pobre e os diamantes vão enriquecer alguns e o Estado, enquanto a bela região pode virar uma paisagem lunar.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog