quinta-feira, 9 de maio de 2013

Prefeitura e Ifsuldeminas firmam acordo de cooperação


O prefeito Ataíde Vilela e o reitor do Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), Sérgio Pedini, assinaram  quarta-feira (8) um termo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações entre o Município e a instituição. Ataíde também solicitou ao reitor a ampliação da oferta de cursos técnicos e futuramente de nível superior em Passos.
            A cooperação prevê a cessão de funcionários e colaboradores do quadro de pessoal da Prefeitura ou contratados que atendam à demanda do instituto, que também terá suas obrigações perante o Município. O acordo tem validade de 24 meses.

            Com o termo firmado e diante do pedido de Ataíde sobre a ampliação da oferta de cursos no campus de Passos, o reitor Sérgio Pedini acredita na viabilidade do atendimento à demanda. “A tradição do instituto é manter esse relacionamento próximo com todas as instâncias locais e acho que o relacionamento com o prefeito está acima da média, apesar da limitação financeira da Prefeitura. Com o termo (assinado), podem surgir novas ofertas de cursos de acordo com as necessidades do município”, comentou o reitor.
            Segundo Ataíde Vilela, a administração municipal irá se empenhar para tornar real a proposta de trazer para a cidade os cursos de tecnologia. “O que nós vamos fazer é envolver todas as secretarias do Município, junto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), nessa parceria com o Ifsuldeminas. E o que couber ao Município, nós iremos fazer, através de toda a infraestrutura da Prefeitura”, disse, após solicitar apoio do secretário Nárcio Rodrigues, titular da Sectes, que vem colaborando com o desenvolvimento de Passos através de diversas ações políticas.
            O que o prefeito pretende é aproveitar todo o potencial do instituto para oferecer aos estudantes da cidade, e também da região, novos cursos de tecnologia (eletrotécnica, eletrônica, mecânica e robótica, dentre outros) para formar uma mão de obra qualificada para o mercado de trabalho que está sendo ampliado no Brasil, especialmente para a exploração do Pré-Sal (campo de petróleo descoberto a sete mil metros de profundidade em águas marinhas nacionais).
            O reitor sinalizou com a possibilidade de ampliar a oferta em Passos, o que vai depender de algumas condições a serem avaliadas e definidas ainda neste ano. Segundo Sérgio Pedini, o campus de Passos tem potencial de crescimento, o que certamente será aproveitado com o apoio da Prefeitura. “Eu vejo que o futuro do Ifsuldeminas (na cidade) é um caminho que não tem retorno, é o crescimento”, disse.
            Em Passos, o instituto tem 670 alunos, emprega 70 pessoas (entre professores e funcionários administrativos) e movimenta R$ 13 milhões por ano entre salários e custeio. Com a ampliação, o número de estudantes pode chegar a 1,5 mil, segundo o reitor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário