sábado, 2 de março de 2013

A saúde como prioridade, por Norival Barbosa


No primeiro Governo Ataíde Vilela, como ele herdou uma dívida digamos que, administrável, foi possível alavancar diversos setores, até onde poucos prefeitos se incomodaram, como foi o caso da ‘Cultura’, que cresceu no orçamento 115% ao longo dos quatro anos.
Nesta gestão em curso, como a situação financeira, para não usar eufemismo, poderíamos classificar como desesperadora, de UTI, temos que elencar prioridade. Não dá nem para usar essa expressão no plural. Ora, se assim o é, nada mais natural que eleger a saúde como ação prioritária do Governo.

Não faz tanto tempo assim era voz comum ouvir das pessoas mais velhas que “a maior riqueza da pessoa é a saúde”. Essa expressão encerrava sabedoria, principalmente se fosse proferida por quem nunca havia sido acometido por enfermidade. Isto porque quem já padecera de alguma doença mais grave, era natural que já soubesse disso. Do mesmo modo que, em situação inversa, a gente (as crianças) vendendo saúde, pensava: “mas que bobagem; riqueza é ter terra e gado”.
Assim, não foi à toa que na primeira reunião de secretários, o prefeito Ataíde Vilela já deixou claro: “quero todas as outras secretarias voltadas seu apoio para a saúde”. E emendou: “quero remédio em todos os postinhos, médicos trabalhando de manhã e voltando da tardinha para a noite, para atender a quem não tenha disponibilidade para a consulta durante o dia. Quero a saúde funcionando muito bem, pois ela é fundamental na vida das pessoas”.
E assim, o que já está sendo feito não está mais por fazer. A UPA já distencionou bastante, com as unidades de saúde descentralizadas nos bairros cumprindo seu papel. Naquele pronto-socorro os casos de polícia estão desaparecendo para se transformar em apenas casos de saúde. Já não existem mais os plantões que figuravam apenas no papel, para recebimento, e se transformaram em realidade de atendimento. As pessoas estão se dirigindo menos àquela emergência e procurando mais os ambulatórios para serem atendidos. Os remédios estão já em bom número nas prateleiras. As cirurgias eletivas muito brevemente estarão sendo realizadas, tão logo a Prefeitura ultime suas negociações com a Santa Casa.
Ainda é pouco, precisamos de muito mais; mas o importante é o trabalho continuado e a consciência das necessidades de nosso povo.
NORIVAL BARBOSA é chefe de Gabinete do Prefeito Ataíde Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário