sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeitura de Passos e Secretaria de Ciência e Tecnologia assinam acordo de cooperação técnica.


           Foi assinado hoje (01/03), no gabinete do prefeito de Passos, um importante acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Passos, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade Federal de Alfenas. O objetivo do acordo é trazer para Passos uma unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC) e assim viabilizar a aplicação de conteúdos de graduação e pós graduação a distância, ampliando a oportunidade de ensino.
           
A UAITEC é um projeto do governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que objetiva permitir o acesso à formação universitária a uma maior parcela dos mineiros e brasileiros, resultando na promoção da sua qualificação profissional e na expansão da geração de emprego e renda. Esta iniciativa é uma resposta do Governo mineiro à convocação do governo Federal, através do Ministério da Educação, que deseja ampliar até 2014, as atuais 210 mil vagas de ensino à distância, para 600 mil.
           Na oportunidade, o prefeito Ataíde Vilela disse que hoje (01/03) é um dia histórico para Passos, porque milhares de pessoas serão beneficiadas por esta conquista. Depois de citar os estreitos laços de cooperação entre o governo de Passos e do Estado de Minas, o prefeito disse que vê na educação o melhor investimento que um governo pode fazer para os cidadãos. “Vivemos um grande atraso na educação. Temos que avançar na tecnologia para melhorar a qualidade de ensino. Estamos em um novo tempo. As crianças e jovens manipulam aparelhos de última tecnologia como tablets, celulares e computadores; enquanto os professores na sala de aula ainda usam giz e lousa para ensinar. A educação tem que se modernizar e investir em tecnologia” disse o Prefeito. Vilela revelou que o investimento em educação é uma das prioridades de seu governo.
O reitor da Universidade Federal de Alfenas- UNIFAL, Paulo Márcio de Faria, afirmou que até o mês de maio, a unidade de Passos estará pronta para funcionar. A principio, serão disponibilizados dois cursos de pós-graduação em nível de especialização, podendo numa segunda etapa, oferecer mais três cursos de graduação. “Já está formatado e pronto para ser oferecido em Passos a pós-graduação em Teorias e Práticas da Educação, posteriormente o município deverá ser contemplado com os cursos de Pedagogia, Biologia e Química” afirmou o reitor.
No encerramento da solenidade, que contou com a presença do Deputado Federal Renato Andrade, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues disse que o governo de Minas tem feito um grande investimento em educação, e que a educação a distância tem sido um fator fundamental para a formação de grandes profissionais. O Secretário ressaltou que o interesse do Estado é proporcionar aos jovens conteúdos de educação que sejam atraentes e que desperte o interesse pelo aprendizado.
Sobre a Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), que está em processo de estadualização, Nárcio afirmou que a Fundação estará completamente encampada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) até o próximo ano. “O processo de estadualização da Fesp é irreversível, e este prazo se deve a adequação pedagógica que já está acontecendo. Até 2014 o processo já estará concretizado e a Fesp estadualizada” afirmou o Secretário.
Na mesma solenidade, foi assinado acordo semelhante de cooperação técnica com a cidade de Carmo do Rio Claro. A prefeita Cida Aparecida Vilela esteve presente e assinou este acordo de cooperação com a Sectes e a Unifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário