quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PR quase de volta à base do prefeito


Três meses depois de romper com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), o PR pode voltar para o primeiro escalão do governo municipal. O assunto será tratado no dia 2, quando estarão frente a frente as direções municipal e estadual do PR, do PSB e o próprio prefeito. A pauta oficial é uma conversa sobre a possibilidade de os republicanos se aliarem à reeleição de Lacerda, o que viabilizaria a destinação de espaço para a legenda na administração.

O prefeito Marcio Lacerda perdeu o apoio do PR em dezembro em razão de “divergências” sobre a administração. Uma crise interna se arrastava havia alguns meses e chegou ao governo, quando a direção municipal colocou os cargos de indicação partidária à disposição. O estopim foi a saída do senador Clésio Andrade da legenda, o que levou o partido a pedir de volta os cargos indicados por ele, incluindo o do sobrinho Harley Andrade, secretário administrativo da Regional Centro-Sul.

A troca de indicados não chegou a ser concretizada e o PR optou por deixar o governo, adotando desde então uma postura independente em relação à prefeitura. Ainda estão no governo indicados para cargos de terceiro escalão, mantidos por opção do prefeito Marcio Lacerda. O presidente municipal do PR e subsecretário estadual de Relações Institucionais, Leo Portela, confirmou ontem a reunião marcada para o dia 2, mas evitou falar sobre uma possível volta da legenda ao governo municipal.

“Vamos conversar com o prefeito sobre as eleições, assim como o PR tem conversado com todos os grupos. Colocamos nossos cargos à disposição no ano passado até para termos conversas com todos os partidos de forma mais isenta”, afirmou o subsecretário. Na semana que vem, por exemplo, a direção da legenda terá um encontro com o deputado estadual Délio Malheiros, pré-candidato do PV à Prefeitura de Belo Horizonte.

Uma das hipóteses discutidas em encontro anterior com o PV é que o PR indique o candidato a vice-prefeito. A mesma possibilidade é discutida nas conversas com as demais legendas, como o PSB, de Marcio Lacerda, que ainda está às voltas com o embate entre PSDB e PT em torno da reedição da dobradinha que venceu as eleições em 2008. O PR mantém conversas com o PMDB – que tem entre os pré-candidatos anunciados o deputado federal Leonardo Quintão e o estadual Sávio Souza Cruz – e o PT do vice-prefeito Roberto Carvalho, que tenta emplacar seu nome para uma candidatura própria à prefeitura da capital mineira.

Leo Portela, um dos cotados do PR para uma candidatura a prefeito ou mesmo vice, garante que a indicação de um republicano para a chapa majoritária não é condição para uma decisão sobre qual caminho seguir nas eleições. “Temos conversado bastante com todos os grupos. Não temos um posicionamento fechado ainda.” 
Fonte em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog