sexta-feira, 13 de abril de 2012

Deputados estaduais terão atendimento prioritário do secretariado de Anastasia.


A reunião do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) com os 23 secretários de Estado ocorrida na quarta-feira acabou tendo uma motivação a mais. Além de apresentar os interesses e projetos importantes para o ano, o tucano os chamou à responsabilidade para garantir o bom andamento dos trabalhos na Assembleia Legislativa. A ordem foi expressa: tratar o atendimento dos deputados estaduais como prioridade. Os parlamentares reclamam da dificuldade em serem recebidos e da lentidão na solução das demandas de suas bases.

Anastasia cobrou do secretariado uma relação mais próxima com os parlamentares, até para agilizar a tramitação de projetos na Assembleia. Além dos embates com a oposição, o baixo quórum de deputados da base tem atrasado algumas votações. Com propostas prioritárias para aprovar e, às vésperas do período eleitoral, o Executivo quer limpar a pauta o mais rápido possível. Os deputados reclamam de secretários que não atendem telefonemas ou não lhes retornam.

 “Estamos pedindo aos secretários que tenham mais agilidade e disposição no trato com os parlamentares. Nos dias em que se concentram as votações, terça e quarta-feira, solicitamos que assessores possam ser recebidos substituindo o deputado”, afirmou um integrante da base. Segundo o parlamentar, o desejo dos deputados é serem atendidos o mais rápido possível para dar respostas às suas regiões. De acordo com outro parlamentar, os problemas haviam diminuído depois de outra reunião em que os deputados levaram as mesmas críticas, mas, depois de um tempo, a dificuldade voltou.



Na Assembleia os governistas ainda tentam um acordo para liberar a pauta, trancada por dois vetos do Executivo a propostas aprovadas na Casa. Na última reunião de plenário, conseguiram apenas aprovar um parecer pela manutenção do veto parcial na lei de áreas de vulnerabilidade ambiental. Apesar de estar prevista a apreciação de requerimentos e indicações, um bate-boca entre oposição e governistas, cujo tema foi a dívida pública de Minas com a União, empacou os trabalhos. A oposição acusa os integrantes da base de orquestrarem um boicote a requerimentos de audiências públicas feitos por eles, que estariam sendo adiados ou derrubados em comissões.


Pauta limpa

Segundo o líder do governo, deputado Bonifácio Mourão (PSDB), as negociações estão avançando e na terça-feira a Casa retoma a votação. Além dos vetos, na pauta aguardam 19 indicações para o conselho estadual de educação. “Nosso trabalho é no sentido de limpar a pauta, porque existem projetos de maior peso, como a autorização de financiamento para o governo, que estão chegando”, disse. De acordo com Mourão, os governistas devem ceder na aprovação de requerimentos para convocar integrantes do Executivo a prestar informações no Legislativo.


“A oposição está mais agarrada com a votação dos requerimentos, embora estejamos aprovando 90% deles. Mas estamos chegando a um entendimento”, disse Mourão. O líder do governo minimizou os problemas dos parlamentares com o secretariados. “Reclamações de deputados existem e nós estamos administrando com o governador, procurando resolver as questões para melhorar cada vez mais o relacionamento entre os poderes”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog