segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sequestrador promete libertar filha do ex-prefeito de São Roque de Minas.


A adolescente S.M.B., de 14 anos, filha do ex-prefeito Antônio Quitéria, pode ser liberada nesta segunda-feira depois de quase três dias sequestrada por um primo de terceiro grau em São Roque de Minas, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O sequestrador, Lindair Marques, de 40 anos, disse que vai entregar a vítima hoje às 20h em uma comunidade conhecida como Barreiro.

De acordo com o capitão da Polícia Militar (PM) Geraldo Magela Santos, até a tarde de domingo não havia informações do criminoso e da adolescente. A PM resolveu levar a esposa de Lindair, acompanhada de um advogado, para fazer um apelo na rádio local. A mulher pediu emocionadamente ao marido para entregar a filha do ex-prefeito. Poucos minutos depois da transmissão, o sequestrador ligou para a emissora, conversou com o radialista, dizendo que entregaria a vítima nesta segunda.

O local sugerido pelo sequestrador para entregar a adolescente fica a cerca de 20 quilômetros do ponto onde a polícia concentrou as busca. Mas, segundo o capitão magela, Lindair sugeriu esse local para despistar a PM. Os militares acreditam que ele está perto da cidade.

Desde sábado, a polícia está em uma busca incansável pelo criminoso e acredita que ele está em uma região de mata na Serra da Canastra, área que Lindair conhece muito bem. Segundo a PM, o homem já tem um histórico de crimes na região. Praticou furtos, roubos usando facas e espingardas. Em todas as ocorrências conseguiu fugir, para regiões de mata fechada.

Conforme o capitão Santos, em uma das fugas, Lindair ficou 40 dias morando em cima de uma árvore, onde montou uma cama para se esconder. Em outra oportunidade, o sequestrador ficou 70 dias escondido em uma cabana na serra. Ele cavou um túnel e construiu uma moradia que só poderia se acessada escalando paredões da região. De acordo com a polícia, o homem conhece muito bem os caminhos da mata, os cursos d´água e locais onde há grutas para se proteger.

Apesar de semianalfabeto, Lindair desafia a polícia se escondendo na serra. De acordo com a PM, nos últimos dias ele vem praticando pequenos furtos de comida em fazendas para se sustentar no esconderijo. “Ele é muito esperto. Nunca saiu aqui do interior, mas é engenhoso”, afirma o capitão.

Sequestro


Segundo a polícia, Lindair está foragido na mata há cerca de 30 dias. Em uma de suas aparições, a última sexta-feira, procurou a fazenda da prima Luzair Marques, de 30, esposa do ex-prefeito e mãe de S. Durante a noite bateu no portão pedindo que abrissem e o alimentassem.

Por pena do primo, a mulher resolveu acolhê-lo e dar o jantar. De acordo com a PM, Lindair estava armado e ameaçou a família várias vezes. Depois de comer e preparar uma marmita, resolveu pegar a adolescente como refém. Amarrou o resto da família dentro da casa e fugiu com a jovem.

Pediu R$ 20 mil para devolver a vítima e disse que oportunamente entraria em contato para pedir o resgate pelo telefone. Deixou com a irmã da jovem um chip de celular que seria usado para esse contato. A família não acionou a polícia na sexta, mas procurou um amigo para tentar levantar o dinheiro. Desconfiado, esse amigo acionou a PM que começou a procura no sábado.

Comparsas

Lindair indicou para a família um homem que seria responsável pela intermediação na entrega do dinheiro. Esse suspeito foi preso, mas negou contato com o sequestrador, apesar de a polícia constatar que ele recebeu ligações de Lindair.

Um menor de 15 anos, sobrinho do sequestrador, também foi ouvido pela polícia porque conversou com o tio e comprou alguns suplementos para Lindair. O adolescente levou uma barraca, comida, velas e pilhas para o criminoso. O menor foi liberado após depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog