domingo, 8 de abril de 2012

Libertada filha de ex-prefeito de São Roque de Minas


Depois de oito dias de sofrimento e angústia, chegou ao fim o cativeiro da adolescente Sarita Marques Batista, de 14 anos, sequestrada pelo primo, o lavrador Lindair Marques, de 32, em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado. A jovem foi libertada ontem por volta das 20h30, depois que o lavrador entrou no ar ao vivo na rádio da cidade, pediu desculpas pelo o que fez e garantiu que iria libertar a menina em pouco tempo. A polícia não conseguiu prender Lindair, que fugiu e continuará a ser procurado nas matas do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde estava escondido desde o início do sequestro.

Sarita foi encontrada em uma mata a pouco mais de 2,5 quilômetros da cidade e levada para a delegacia da cidade. Sua libertação atraiu os moradores de São Roque de Minas, que começaram a bater palmas e a gritar o nome da adolescente. Seu pai, Antônio Batista Sobrinho, ex-prefeito do município, e a mãe, Luzair Marques, chegaram à delegacia pouco depois e puderam, enfim, ver a filha.

Uma hora após o fim do sequestro, o investigador e negociador Marco Aurélio Matos, da Delegacia Antissequestro de Belo Horizonte, conversou com a imprensa para dar detalhes da negociação que possibilitou o resgate de Sarita. Ele contou que desde segunda-feira, quando a equipe de 20 policiais da capital chegou a São Roque, os contatos com Lindair foram iniciados, com o objetivo de garantir a integridade de Sarita. A advogada do sequestrador, Ana Maria de Miranda, e um radialista da Rádio Chapadão FM, amigo do lavrador, tiveram participação importante no resgate, pois conseguiram convencer Lindair a libertar a refém.

O policial disse ainda que a jovem passou os oito dias escondida em uma barraca camuflada, comprada pelo sequestrador poucos dias antes. Quando precisava sair para roubar comida nos sítios e fazendas da região, Lindair amarrava a garota. O negociador acrescentou que a polícia esteve perto do local onde a garota era mantida refém algumas vezes, e por pouco não localizou o cativeiro antes. Marco Aurélio informou ainda que a equipe vai continuar em São Roque de Minas para dar prosseguimento às investigações. O policial acredita que Lindair deverá se entregar nos próximos dias.

Felicidade Completa

Depois do investigador, o pai de Sarita conversou com os jornalistas. Emocionado, disse que estava sentido a maior felicidade do mundo. Afirmou não ter raiva Lindair e deseja que o sequestrador encontre a paz e seja feliz. Quanto ao desfecho do sequestro, Antônio Batista afirmou acreditar que o apelo que ele fez ontem na rádio da cidade, pedindo que Lindair libertasse a adolescente, foi fundamental para convencer o lavrador a acabar com o sofrimento da família. No apelo, o prefeito chegou a chamar Lindair de querido e garantiu que o sequestrador não sofreria qualquer tipo de violência. Também se mostrou disposto a pagar a quantia que fosse necessária para libertar a filha.

A mãe da estuddante falou em seguida e disse que agora o importante é cuidar de Sarita e confortá-la depois de todo o sofrimento que ela passou. Afirmou que a primeira providência depois da libertação será preparar uma feijoada neste domingo, para festejar a volta da filha. Quanto a Lindair, afirmou que ele terá que acertar suas contas com Deus, e que ela não lhe deseja mal.

Força dos Pais

Ao lado dos pais, Sarita deu alguns detalhes dos oito dias de cativeiro. Disse que foi bem tratada por Lindair e que não sofreu qualquer tipo de violência. Quanto à decisão que tomou no dia em que o primo invadiu sua casa pedindo dinheiro e ela se ofereceu para ir como refém, afirmou que herdou essa força dos seus pais, e que sua principal preocupação no momento era preservar a vida de seus familiares.

O médico que fez os primeiros exames na adolescente informou que ela está bem de saúde, apesar de muito cansada. Não ficou desnutrida, pois Lindair conseguiu comida suficiente para alimentar os dois no cativeiro. A jovem tem apenas um arranhão no pé, que ela sofreu pouco depois de ter sido libertada. Depois da entrevista, Sarita foi levada para o hospital da cidade, para exames mais profundos, mas, em princípio, não há nenhum problema com ela.

O resgate da estudante mudou o clima em São Roque de Minas. Os moradores, até então preocupados com a possibilidade da jovem ser morta e solidários com o drama da família, passaram boa parte da noite na frente da delegacia, comentando os detalhes e o sucesso do desfecho do caso. Com relação ao destino de Lindair, esperam que o lavrador, que tem várias passagens pela polícia, se apresente ou seja preso o quanto antes.

Fonte: www.em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog