quarta-feira, 9 de maio de 2012

A glória do esportivo de Passos



 Um campeão que poucos esperavam que chegasse tão longe. O Clube Esportivo de Futebol recém campeão da segunda divisão do campeonato mineiro após apenas um ano de criação gerava a alegria e a paixão pelos passenses que lotavam o estádio Starling Soares para acompanhar a campanha vitoriosa do clube. “Muitos ônibus e vans, além de carros particulares, seguiam o esportivo por onde quer que fosse jogar”, relembra o advogado Aldo Gurian Junior que ressalta a importância do clube para a cidade na década de 80 e início da década de 90.
                A repercussão da ascensão do esportivo no campeonato mineiro de futebol chamou a atenção da então maior publicação especializada do País - a revista Placar – que dedicou duas páginas para mostrar o fenômeno do interior de Minas. Em uma das edições de 1986, o repórter Márcio Fagundes de Oliveira, em sua reportagem, perguntava “quem é o responsável por essa loucura, que ameaça transformar Passos num fenômeno do futebol mineiro? É “Taquinho”, ou – mais respeito – o presidente José Eustáquio do Nascimento, que decidiu colocar toda a sua experiência de bem-sucedido comerciante da cidade em benefício do clube.”
                Na época, o então super dirigente de futebol, Taquinho, argumentou ao repórter que “tem gente que gosta de pescar, nadar, beber e eu gosto é de futebol, que encaro como um desafio”.
                O então treinador Moraes avaliava a contagiante alegria dos torcedores com a inauguração do Mineirão. O ponta Joãozinho, que jogara no Cruzeiro e Palmeiras, afirmou que se sentia como se estivesse jogando em um time grande. Mas, para Taquinho, não importava se o jogador fosse grosso, sem educação ou pinguço. “Entrou em campo tem de se portar como um profissional digno de respeito dos torcedores” dizia José Eustáquio.
                A participação de toda a cidade era evidente. Janelas decoradas com bandeiras verdes e brancas, carros, bicicletas e até as crianças andavam pela cidade totalmente embandeirados.
                Por outro lado, a afetividade com que os adversários eram recebidos na cidade, era sinônimo do mais puro espírito esportivo. As torcidas adversárias eram recebidas com flores e uma placa de prata era oferecida ao presidente do clube visitante.
O radialista José Carlos Kallas ainda lembra que na época de glórias do Esportivo, a rádio em que trabalhava era obrigada a recusar patrocínios, “a febre era tão grande das pessoas, era uma novidade e como a nossa rádio era a única que transmitia os jogos, todos queriam divulgar e com isso tínhamos que recusar algumas propostas, caso inédito em qualquer rádio”. O Esportivo de Passos teve seus tempos de glórias de 1985 a 1992 e conquistou o titulo de Campeão da Segunda Divisão Mineira 1985 e vice-campeão Nacional da Terceira Divisão 1990.
                Passos ficou com a lembrança de uma época de glória e vitórias. Lembranças que não podem jamais ser esquecidas até que renasça um novo clube, ou apenas a revitalização do Clube Esportivo de Futebol, através de incentivos, já que a torcida está esperando pelo retorno do “Verdão”. Ou até que apareça um novo Taquinho ou até mesmo o atual Taquinho para dar a alegria que apenas o futebol pode massificar.

Fonte:
O Jornal de Minas
(35) 3021-2608
Avenida da Penha, 134a
37903-034 - Passos/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog