quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pelo menos 31 deputados mineiros se candidatarão a prefeito em Minas


Se as eleições municipais não registrarão baixas no secretariado de Antonio Anastasia (PSDB), entre deputados estaduais e federais, 31 são pré-candidatos e se articulam para encabeçar ou compor as chapas majoritárias. Só em Belo Horizonte, da mesma base ou de oposição, nove deputados estaduais e federais são pré-candidatos a prefeito ou a vice-prefeito. Em Uberaba e em Uberlândia, cidades com dois turnos, três parlamentares em cada pretendem concorrer. Em Contagem e em Juiz de Fora, disputam outros dois em cada.

Suplentes a postos, muitas mudanças se anunciam se os deputados candidatos forem bem sucedidos nas urnas. E outra dança de cadeiras ocorrerá na Assembleia Legislativa ainda este semestre. Com a decisão do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Andrada (PSDB), de deixar o cargo no próximo dia 20 para disputar as eleições em Barbacena, vários deputados pleiteiam a sua vaga. Além de Wander Borges (PSB), que hoje está na Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária, querem o cargo de conselheiro Dalmo Ribeiro (PSDB), Sebastião Costa (PPS), Doutor Vianna (DEM) e Ivair Nogueira (PMDB).
Nesta pré-campanha, disputas não faltam. Com um cenário eleitoral que se afunila para a candidatura de reeleição de Marcio Lacerda, com um vice do PT, e o PMDB na oposição, em Belo Horizonte há, hoje, na Assembleia Legislativa e na bancada federal mineira, nove nomes colocados. Para prefeito, se anunciam os deputados estaduais Gustavo Corrêa (DEM), Délio Malheiros (PV) e João Vítor Xavier (PRP). Também o deputado federal Eros Biondini (PTB) já divulgou a sua pré-candidatura.

Enquanto no PMDB concorrem à indicação de candidato a prefeito o deputado estadual Sávio Souza Cruz e o deputado federal Leonardo Quintão, no PT, a briga é de outra ordem. Disputam palmo a palmo a indicação de vice na chapa de Lacerda o deputado estadual André Quintão com os deputados federais Miguel Corrêa Júnior e Gabriel Guimarães. O embate entre socialistas e petistas de um lado e peemedebistas de outro deixará de fora da campanha a presidente Dilma Rousseff (PT).

As cidades mineiras com dois turnos são as mais cobiçadas pelos parlamentares, que desejam governar as suas bases eleitorais. Em Contagem ,estão postas as candidaturas dos deputados estaduais Durval Ângelo (PT) e Carlin Moura (PCdoB) e do deputado federal George Hilton (PRB). Todos os três estão entre os partidos de apoio à presidente Dilma. Petistas e comunistas têm ainda em comum o fato de estarem juntos na oposição ao governo Anastasia (PSDB). Mas serão adversários na briga pela prefeitura de Contagem.

Em Uberlândia, a configuração é outra. A polarização será entre petistas e tucanos. O deputado federal Gilmar Machado (PT) enfrentará nas urnas o deputado estadual e ex-líder de Antonio Anastasia, Luiz Humberto Carneiro (PSDB). Ainda em Uberlândia, também estuda a candidatura o deputado federal João Bittar (DEM). Em Uberaba, petistas, peemedebistas e socialistas também se enfrentarão. Os deputados estaduais Adelmo Carneiro Leão (PT) e Antonio Lerin (PSB) e o deputado federal Paulo Piau (PMDB) estão no páreo. Em Juiz de Fora, articulam a candidatura o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) e o deputado federal Júlio Delgado (PSB). Já em Betim, o deputado federal Carlaile Pedrosa (PSDB) e o estadual Rômulo Veneroso (PV) ensaiam lançar chapa como cabeça e vice para tentar enfrentar a prefeita Maria do Carmo Lara (PT).

Vice

Em Montes Claros, o Palácio da Liberdade trabalha pela candidatura única do deputado federal Jairo Ataíde (DEM), tendo como vice Cristina Pereira, esposa de Gil Pereira (PP), secretário Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Norte de Minas. Cristina Pereira é vice-prefeita, mas está politicamente rompida com o Tadeu Leite (PMDB), que concorrerá à reeleição. A costura com Ataíde retirou da disputa dois candidatos da base de Anastasia: o próprio Gil Pereira e Carlos Pimenta (PDT), secretário de Estado de Trabalho e de Emprego.

Além das cidades com dois turnos, há muitos parlamentares que se mostram dispostos a deixar o parlamento para retomar as suas bases em disputas com turno único. Em Araxá, o deputado federal Aracely de Paula (PR) trabalha a sua candidatura. Ainda entre deputados federais, em Nova Lima, Vítor Penido (DEM), em Sete Lagoas, Márcio Reinaldo (PP), e em Teófilo Otoni, Ademir Camilo (PSD), lançam os seus dados. Entre deputados estaduais, são candidatos, em Coronel Fabriciano, Celinho do Sinttrocel (PCdoB), em Itaúna, Neider Moreira (PSD), em Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), e em Unaí, Delvito Alves (PTB).


Fonte: www.em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog